jueves, 17 de enero de 2013

II Encontro Teológico na Lagoa Mirim – Rio Branco – Cerro Largo – ROU (tempo de férias de verão início de 2012 e início 2013)



                Nestes tempos de férias - quando vivemos o segundo encontro teológico de uma semana no período de férias de verão aqui na Lagoa Mirim – nos traz tentação semelhante à  dos discípulos que acompanhavam Jesus e se prontificavam a armar 3 barracas e ficar com Jesus, Moisés e Elias, mas mesmo essa tentação é rejeitada pelo próprio encontro  que fazemos, pois é imperioso ser Vida e Testemunho, Sal e Luz do mundo, anunciando o evangelho e o reino, seja por palavras ou por testemunho.   
                Este encontro que aqui está acontecendo, de 12 a 19 de fevereiro de 2013, com acampamento junto à Capela Stela Maris na Lagoa, que se desenvolve como um grande encontro Teológico, que rompe os paradigmas da lógica humana, e se solidifica como uma lógica subversiva de nossa compreensão.   Quando se fala Teo-Logia ou Lógica do conhecimento de Deus, vemos sempre que DEUS É MAIS REALIDADE DO QUE TEORIA, por isso mesmo é mais presença na vida do que promessa, é por isso que a revelação é melhor entendida pelos pequeninos do que pelas grandes mentes teóricas. Assim sendo, é no encontro, na oração, no compartilhar a mensagem de Deus como ela se apresenta a cada um dos irmãos que crescemos no conhecimento e no amor.

                Este ano abrimos nosso encontro sábado 12/01 com uma reflexão sobre o batismo de Jesus, junto ao povo, momento da Revelação Divina de paternidade.  (inclusive vivemos uma reafirmação de nosso batismo com bênção da ÁGUA).
                Vem se juntando membros em nosso grupo de oração, nos encontros dos finais de tarde, e pessoas que vem compartilhar conosco de outros rincões, gente de vários cantos do Uruguai, gente da Argentina, da Bolívia e do Brasil, no caso das paróquias Imaculada Conceição e Divino Espírito Santo de Jaguarão.
                Na domingo 13/01 à noite ao nos apresentarmos, refletimos sobre dores (VELAS APAGADAS) e oração, pedido e compromissos (VELAS ACESAS) que nesta linguagem simbológica percorreu cada um dos presentes com sua participação.
                Na segunda-feira 14/01 à noite agregando novas participações, tivemos a leitura e reflexão compartilhada de vida e oração, Leitura Orante da Palavra de Deus, momento seguinte do batismo de Jesus, escolha dos primeiros discípulos, homens simples, pescadores, símbolo usado REDE, que enlaça os presentes e outros filhos de Deus- compromissados com vida e sustento, ao invés de grandes literatos, grandes homens de fé, capazes de viverem o anúncio e até se necessário como de fato o foi, arriscar a própria vida no testemunho e anúncio.  Ao final desse dia após a oração final, foi feito um convite para admirar uma grandeza da criação que nunca se repete de modo idêntico, fazermos a observação do nascer do sol na Lagoa, que nesta terça-feira, ocorreu as 6:42, junto fizemos uma oração da manhã.

                Na terça-feira 15/01 à noite, tendo como símbolo uma MOCHILA, onde cada um em resposta á inspiração, compartilhou sentimentos do que trazia e do que recolhia do encontro, partilhou conheceres e esperanças, abriu seu coração, e cedeu sem dúvida seus lábios a Deus, para ser instrumento de revelação. Foi entre outras coisas proclamado a atualidade de Deus, que tem sua revelação permanente em cada um dos Seus filhos. Por fim cada um dos presentes a seu modo fez uma bênção de envio a 4 integrantes que por motivos de suas jornadas precisaram ir, voltar a seus lugares de atuação, suas famílias, com eles seguiram nossas bênçãos.

                Assim é nosso encontro, um encontro onde nosso Deus, Amor Perfeito vai se revelando na partilha de todos os irmãos, sendo presença constante.  Alguns precisaram ir-se outros filhos de Deus chegam de Montevidéo, e de outros lugares, inclusive outros da Argentina, trazendo vida e testemunho único em suas bagagens, para serem compartilhado com todos, sem pompas, sem protocolos, sem bajulações, todos repartem e ganham revelações e missões. É das poucas coisas que se repartem sem diminuir o que temos.
                Segue até sábado dia 19/01 nosso encontro, que sem necessidade de declarar-se aberto, ou ecumênico, o é por abrir o convite a todos os Filhos de Deus.
                Um grande abraço, com a saudação de nosso Deus que é todo AMOR.
                                                                              Lagoa Mirim(Rio Branco-Cerro Largo-UY), 16 de Janeiro de 2013.

No hay comentarios:

Publicar un comentario